terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Ensaio sobre a Cegueira

No passado fim-de-semana fui ao cinema (uma coisa que eu adoroooo fazer) e fui ver um filme que há tanto tempo ansiava assistir, tanto pelas criticas que muito se fizeram ouvir, como pelo facto de ter sido escrito pelo nosso grande Saramago.
A minha opinião? Simplesmente ADOREI o filme! Fiquei com uma enorme curiosidade em ler o livro pois se o filme é excelente o livro ainda deve de ser melhor. Todos os pormenores foram realçados, desde a imagem nublada, passando pelos sons que caracterizavam cada momento, levando-nos a viver o filme de uma forma muito intensa.
Neste filme tudo é posto em causa e chega mesmo a provocar o espectador a uma reflexão sobre a condição humana, uma realidade completamente assustadora, passando pelos factores sócio-económicos e os valores que são postos em causa, enfim, é um rol pormenores que incute no espectador a auto-reflexão sobre nossa condição de estar neste mundo.
Já nem sei o que poderei dizer deste filme, com toda a certeza já existem milhares de opiniões formadas, umas de forma positiva e outras nem tanto, mas só quem vê esta grande obra cinematográfica é que poderá formar a sua critica pessoal.

Aqui vos deixo a sinopse o filme para quem esteja com curiosidade de ver este grande filme!


Sinopse

Fernando Meirelles, realizador reconhecido internacionalmente e já nomeado para os Óscares
(O Fiel Jardineiro, Cidade de Deus), transporta para o cinema uma das mais aclamadas obras de
José Saramago, Vencedor do Prémio Nobel.

Uma cidade é devastada por uma epidemia instantânea de “cegueira branca”. Face a este surto misterioso, os primeiros indivíduos a serem infectados são colocados pelas autoridades governamentais em quarentena, num hospital abandonado.
Cada dia que passa aparecem mais pacientes, e esta recém-criada “sociedade de cegos” entra em colapso. Tudo piora quando um grupo de criminosos, mais poderoso fisicamente, se sobrepõe aos fracos, racionando-lhes a comida e cometendo actos horríveis.
Há, porém, uma testemunha ocular a este pesadelo: uma mulher, cuja visão não foi afectada por esta praga, que acompanha o seu marido cego para o asilo. Ali, mantendo o seu segredo, ela guia sete desconhecidos que se tornam, na sua essência, numa família. Ela leva-os para fora da quarentena em direcção às ruas deprimentes da cidade, que viram todos os vestígios de uma civilização entrar em colapso.
A viagem destes é plena de perigos, mas a mulher guia-os numa luta contra os piores desejos e fraquezas da raça humana, abrindo-lhes a porta para um novo mundo de esperança, onde a sua sobrevivência e redenção final reflectem a tenacidade do espírito humano.

Sem comentários: