domingo, 27 de abril de 2008

Dar valor à VIDA

Ao longo da nossa vida vamos encontrando pessoas ali e acolá que nos ensinam a ver o mundo de uma forma diferente. Todas elas nos marcam de determinada forma, nem que seja simplesmente pelo seu brilho no olhar ou pelo seu sorriso contagiante. É com elas que construímos a nossa personalidade, a nossa maneira de ser e agir.
Durante a minha caminhada ao longo desta vida tenho tido o prazer de conhecer pessoas formidáveis, a quem eu agradeço por terem feito parte deste meu percurso enquanto pessoa. Umas permanecem por mais tempo, outras nem tanto, talvez pelos limites de tempo que a rotina do nosso dia-a-dia nos impõe.
Infelizmente cheguei a uma conclusão triste: porque será que só damos maior valor às pessoas quando elas ja não se encontram presentes entre nós? Não deveria de ser justamente ao contrário?

Ontem recebi novamente uma má noticia. Um grande homem, um grande professor, uma grande pessoa faleceu de forma repentina. João Sécio era professor de Sociologia na Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento, um educador de grande prestígio, a quem devemos uma boa parte daquilo que somos e aprendemos. Todos nós ficámos derrubados com a noticia, não queremos acreditar que seja verdade. Tenho grandes e boas recordações deste excelente professor.

A si, Professor João Sécio, prestamos a nossa homenagem. Foi uma honra tê-lo conhecido e ter partilhado tão bons momentos naquela escola, a qual podemos considerar que foi (sem qualquer dúvida) a nossa "Escola da Vida".

Até Sempre!

1 comentário:

Anita disse...

Acho que não é por acaso que alguém se cruza connosco nas encruzinhadas da vida. Às vezes há pequenos gestos, pequenos momentos, pequenas palavras, breves horas... que nos vão marcando (quem sabe para sempre?). Concordo qdo dizes que tb marcam a nossa personalidade pq ao nos cruzarmos com essas pessoas também aprendemos e há sempre uma marca que fica em nós. Podemos nem sequer nos lembrar daquilo que foi dito, do momento concreto, mas sentimos que cá dentro algo ficou...
Mas o ser humano tb é alguém que esquece depressa e que precisa de ser recordado a toda a hora, daí a importância de continuarmos a dizer palavras bonitas e a ter gestos cheios de significado.
O valor que damos ás pessoas é talvez um pouco o que acontece com as palavras: não decoramos as coisas pq elas já estão num livro; não ligamos às pessoas pq temos a ilusão que elas estarão sempre lá, sempre presentes se necessitarmos delas.
Qdo alguém parte é sempre difícil pq não lidamos bem com a morte (eu pelo menos não lido) e é difícil aceitar que alguém com quem aprendemos tanto, alguém que vimos e com quem falamos várias vezes, de repente não estar ali ao nosso lado.
Mas acredito que um pedacinho desse alguém viajará sempre connosco, permanecendo na nossa memória e no nosso coração (agora lembrei-me do filme do Rei Leão, não posso evitar :), "Eu vivo em ti") e que afinal "nem tudo acaba qdo a vida terrena termina, em qlqr estrela do céu se pode ver a luz de uma alma que partiu" - lembra-te dos ensinamentos do Principezinho :).

Mtos Bjinhos,

Ana Rita