sábado, 15 de março de 2008

Uma bonita canção popular

Cá vai uma canção para alegrar a malta com que trabalhamos.


Lá vai uma

Lá vai uma,
lá vão duas,
três pombinhas a voar,
uma é minha,
outra é tua,
outra é de quem a apanhar.

A criada lá de cima
É feita de papelão
Quando vai fazer a cama
Diz assim para o patrão:
Sete e sete, são catorze,
com mais sete são vinte e um,
tenho sete namorados,
e não gosto de nenhum.


terça-feira, 11 de março de 2008

E agora uma lenda muito bonita...

Lenda das Andorinhas


Conta a lenda... que, num campo de Nazaré cheio da luz do Sol, o Menino Jesus brincava com as suas mãos pequeninas e amassando barro, com ele fazia passarinhos de asas abertas que, alegremente, colocava no chão.

Porém, um homem de maus instintos passou junto d'Ele e tentou esmagá-los com os pés. Jesus, então, muito aflito, bateu as mãos e os seus passarinhos de barro voaram para muito longe...

Assim nasceram as andorinhas que, com a beleza das suas asas cinzentas, vieram poisar sobre o beiral da casa onde vivia Jesus. E, mais narra a lenda que do barro de que foram feitas construíram, com amor, o seu primeiro ninho.

Conta ainda a lenda que, quando Cristo foi crucificado, as andorinhas o rodearam e, com os seus bicos rosados, lhe tiraram da coroa os espinhos que tanto o magoavam.

Perante tamanha dor, as suas asas cobriram-se de luto, que nunca mais perderam.




Um joguinho...

Para quem trabalha com grupos, ter uma boa bagagem de dinâmicas de grupo é fundamental.
Assim sendo, partilho convosco um jogo tradicional que pode ser posto em prática com qualquer faixa etária. Eu cá vou jogar com as minhas equipas da terceira idade. :D


Malha numerada


Para este jogo é necessário um meco de madeira, com cerca de vinte centímetros de altura, que tenha a secção da base quadrangular. Numera-se cada uma das quatro faces do meco com números ao acaso. Coloca-se uma criança a distância variável do meco, consoante a sua força. É necessário ainda que o chão seja liso, de preferência, em terra.

Cada criança lança a malha, redonda, de metal ou madeira, tentando derrubar o meco. Quando derruba o meco, é anotada a pontuação constante da face que fica para cima. Essa face do meco fica ainda virada para a criança, no lançamento seguinte. Por exemplo, se a face do meco que fica virada para cima (depois de cair) apresentar o número quatro, a criança obtém quatro pontos e, no próximo lançamento, a face do meco numerada com o quatro, fica virada para ela.

Este jogo pode assumir um carácter individual, onde cada criança lança um número de vezes combinado, vencendo aquela que mais pontos alcançar no somatório dos seus lançamentos. Pode-se ainda fazer este jogo por equipas, onde cada uma tem direito a um certo número de lançamentos.




sábado, 8 de março de 2008

Porque na vida também há coisas tristes...

Ontem para mim foi um dia muito doloroso... Para quem não sabe eu gosto muito de trabalhar nos lares onde estou mas existe um que me faz muito feliz e me deixa muito realizada, quando lá chego parece que estou a entrar em casa e vou passar mais umas belas horas com aquela a que posso chamar "a minha outra familia".
Quando ontem lá cheguei, estavam as minhas meninas no quintal como que lagartos ao sol, todas contentes da vida. Mas reparei que faltavam ali duas senhoras que faziam parte da alegria da casa. Até que a dona do lar (acho que é a primeira patroa que até agora me cativou mais) me disse que as duas idosas que faltavam tinham falecido. Para mim foi um balde de água fria!
Custou-me tanto... O que mais me custa neste trabalho é ter que passar pela perda. Para mim vai ser muito dificil entrar naquela casa e não as ver a cantar pela sala e a dizerem "oh menina não vá já embora...".
A vocês (estejam onde estiverem) só tenho que dizer o meu Muito Obrigado por tudo o que me ensinaram, pelos sorrisos que me despertaram alegrias, pelo calor da vossa amizade.
D. Luisa e D.Amélia foi uma honra ter-vos conhecido, ficarão para sempre no meu coração!

********


quarta-feira, 5 de março de 2008

Animação de Idosos

Bem, visto que o tema de animação de idosos tem vindo a suscitar algum interesse, aqui fica então algumas ideias daquilo que costumo fazer com as minhas equipas de séniores. Vou deixar aqui um plano geral mas se alguém quiser mais informações sobre alguma actividade especifica é só dizer.

Expressão Plástica
* Pintura (em folha, tecido, tela, esculturas)
* Escultura (modelagem de barro, gesso, pasta de papel e fimo)
* Recortes e colagens
* Construções de objectos


Animação Cognitiva e de desenvolvimento pessoal
* Actividades de reconhecimento de figuras e objectos
* Jogos de grupo (como por ex. jogos de mesa)
* Sessões de leitura de contos e poemas
* Debates de temas propostos
* Sessões de Relaxamento


Animação Física
* Ginástica de Recreação e Manutenção
* Jogos de aquecimento


Atelier de Expressões Artísticas
* Expressão Dramática e corporal (expressão individual e em grupo dos seus sentimentos, declamação de textos e poemas, etc)
* Expressão Musical (Canto de canções populares / tradicionais, etc)
*Comemoração de datas festivas (Aniversários e datas importantes do calendário - a consultar mais abaixo neste blog)


Gastronomia
* Confecção de receitas




Colares


Pois é, como eu adoro fazer estas coisas e aproveitando algumas bolinhas que por aqui tinha, fiz estes dois novos colares que têm as cores que eu adoro.

Mais pregadeiras

Estas são as minhas novas pregadeiras que estive entretida a fazer (não que o trabalho seja muito pois a maior parte dos bonequinhos já vêm feitos, apenas tenho que lhes dar uns retoques a meu gosto e posteriormente pôr o alfinete). Realmente esta loja aqui em Almada é fascinante, aconselho vivamente a quem gosta deste tipo de hobbie.
Aqui fica a fotografia das minhas prendinhas de mim para mim!

sábado, 1 de março de 2008

A minha nova caixinha


Aqui está a minha nova caixinha que muito jeito me deu para arrumar a minha colecção de vernizes que bem precisavam de uma caixinha bonita para serem organizados.

Para mim, fazer estas caixinhas é quase como uma terapia... como eu gosto de fazer estas coisas...