quinta-feira, 10 de julho de 2008

Marchas Populares Almada 2008

Este ano fui assistir às Marchas Populares de Almada, tanto na avenida como no pavilhão. É muito diferente de ser marchante, aquele bichinho fica cá sempre e estremeço sempre que vejo uma marcha desfilar.
Para ser franca, este ano houve marchas muito boas e marchas muito más e outras que em nada me surpreenderam.

A classificação foi a seguinte:

1º Prémio – «A Tarrafa» – Associação Cultural e Recreativa da Trafaria
2º Prémio – Associação Cultural Capa Rica (freguesia de Caparica)
3º Prémio – Beira Mar Atlético Clube de Almada (freguesia de Cacilhas)
Prémio Avenida – «A Tarrafa» – Associação Cultural e Recreativa da Trafaria
Prémio Arcos – Associação Cultural Capa Rica
Prémio Coreografia – A Tarrafa – Associação Cultural e Recreativa da Trafaria
Prémio Trajes – Beira Mar Atlético Clube de Almada em ex aequo com a Associação Cultural Capa Rica
Prémio Música – Beira Mar Atlético Clube de Almada
Prémio Letra - Associação Cultural Capa Rica


Classificação final:
1- A Tarrafa - Associação Cultural e Recreativa da Trafaria
2-Associação Cultural Capa Rica
3-Beira Mar Atlético Clube de Almada
4-Comissão da Marcha da Academia e Incrível Almadense
5-Marcha do PIA - Clube Recreativo União Raposense
6-Sporting Clube da Corvina
7-Comissão Coordenadora de Festas da Freguesia do Pragal
8-Sport Almada e Figueirinhas
9-Sociedade Recreativa Estrelas do Feijó
10-Clube Recreativo de Instrução Sobredense


Bem... Eu não concordo com muita coisa, lá isso é verdade.

A Trafaria... bem, eles foram e deram um excelente espectáculo, desde a sua coreografia, os adereços, tudo! Aquele pormenor da marchante ir para o alto e ficar com a sua saia estendida, as guitarras ilumindas, o bater certinho do pé direito... Ai aquela garra!! As meninas de quem eu tanto gosto e já tinha saudades porque não as via a algum tempo, lá estavam a marchar com muita força! Mereceram todos os prémios que receberam e para mim ainda tinham ganho o prémio arcos que estavam lindos pela sua versatilidade!
Um beijinho para a Carla Silva e para a Ângela!

A Capa Rica... 2º lugar? Uhm, não sei... Adorei a entrada deles e a saída com os clarins, gostei dos arcos e também achei que a coreografia estava bonita. Este ano tiveram muito mais garra e isso foi visivel. Também gostei muito de uma das musicas que levaram, salvo erro era a da terceira marcação - era muito gira ! Estavam muito bonitos mas não sei se o suficiente para ganharem o 2º lugar. Faltava algo mais...
Um beijinho para a Cátia, a Ana e a Sara!

O Beira-Mar esteve muito bem como sempre! Gostei de tudo, do pormenor das roupas (sim, porque eu adorei os trajes e todas as mudas que fizeram, marcaram logo a diferença, estavam lindos!), da coreografia certinha (apesar de se tornar um pouco repetitiva e eles com tão bons marchantes...) e dos adereços bem utilizados (só aquilo da flôr... uhm, estava ali qualquer coisa que não batia la muito bem...). Acho que todos os prémios foram muito bem atribuídos!
Um beijinho para a Adozinda (há muitos anos que não te via :D)!

A Comissão da Marcha da Academia e Incrível Almadense... bem, nesta marcha existem muitos marchantes de quem eu gosto muito , mas sinceramente estava a espera de mais. Não entendo porque não inovam nas coreografias, têm marchantes muito bons e com muita garra, deviam de aproveitar isso. Mas estiveram muito bem, muito certinhos, gostei muito dos trajes (acho que deviam de ter ganho este prémio), da parte do jogo de paus e também da letra das musicas. Acho que mereciam algo mais em termos de prémios.
Os beijinhos para esta marcha seriam muitos, por isso não vou dizer todos senão posso cometer o erro de me esquecer de alguém. O maior deles todos (e os amigos que eu adoro que me desculpem mas vocês sabem que estarão para sempre no meu coração) vai para o meu menino mais lindo e grande marchante, Ricardo.

A Marcha do PIA esteve melhor na avenida do que no pavilhão a meu ver. Achei os trajes demasiado sóbrios e o pormenos dos arcos das mulheres não se enquadrava muito bem. Mas gostei muito da coreografia, estavam muito bonitos, gostei da forma como inovaram sem saírem do ritmo e enquadraram perfeitamente o tema. Tiveram garra e isso é muito importante mas mesmo assim tenho saudades do PIA de alguns anos...

A Corvina esteve um espectáculo! Adorei, adorei! Os arcos, os trajes, a coreografia... É uma marcha em que eu não entendo o seu lugar na classificação. Foi o ano em que mais gostei de ver a Corvina a marchar, aquilo é que era garra! Estou cá desconfiada que devia de se ouvir a voz deles em Almada inteira! Estavam lindos e encerraram as Marchas de Almada em grande!

O Pragal... A marcha estava bonita mas também estava a espera de mais. Gostei dos trajes e da coreografia, apenas os arcos podiam ser um pouco mais elaborados, apesar de estarem muito bonitos. Acho que podiam apostar em mais inovações pois eles também têm força para isso, em anos anteriores estiveram tão em alta, acho que podiam voltar a lutar por uma classificação mais alta como muitas vezes mereceram.

O Figueirinhas... Gostei do carro dos bombeiros, estava muito giro, gostei da terceira musica que já conhecia e que muito aprecio, mas a coreografia... os trajes... os arcos... Ai, não sei o que dizer... Falta alguém com muita garra para pegar naquela marcha e fazê-la dar o seu melhor. Também estão algumas pessoas nesta marcha de quem eu gosto muito. Estiveram bem melhor que o ano passado e espero que continuem a dar o melhor que sabem.
Um beijinho muito grande para a Suh, para a Cátia, o António e a Deolinda!

O Estrelas do Feijó... Estiveram bem mas faltava-lhes brilho! Os arcos quase que passaram despercebidos, a roupa muito típica mas não era traje de marchas, a coreografia este ano esteve melhor a meu ver pois estavam mais certinhos. Gostei da vaquinha, foi um pormenor muito giro e que eu gostei muito. Espero que continuem a melhorar, pelo menos em honra à D. Isabel, por quem eu sinto muito carinho.
Um beijinho muitooo grande para a Ana que é uma excelente marchante!

A Sobreda deu o melhor que sabia e podia, podiam ter aproveitado aquilo que tinham para fazer uma marcha melhor. Achei engraçado o pormenor dos trajes mas não o souberam aproveitar. A coreografia estava bonita mas muito fraquinha, todos estavam ali com energia para apresentarem e representarem a vossa bonita freguesia. Gostei da marcha por terem marchantes de todas as idades, só por isso tenho que lhes dar muito valor!


Os meus PARABÉNS a todos os marchantes que tornaram as Marchas Populares de Almada num evento único e maravilhoso!

Viva Almada!

Viva as Marchas Populares!!!



P.S. - Quem quiser fotos das marchas é só dizer que eu tenho algumas. ;)



10 comentários:

guetas disse...

oi concordo com quase tudo que dixeste sobre o que foi as marchas populares este ano...
penso que houve muitas injustiças este ano para variar..
mas mesmo assim todas as marchas estao de parabens..
a minha marcha do coração e a corvina mas marcho no figueirinhas..
parabens pelo teu blog...gostava de saber se ainda tens fotos das marchas??

guetas disse...

oi concordo com quase tudo que dixeste sobre o que foi as marchas populares este ano...
penso que houve muitas injustiças este ano para variar..
mas mesmo assim todas as marchas estao de parabens..
a minha marcha do coração e a corvina mas marcho no figueirinhas..
parabens pelo teu blog...gostava de saber se ainda tens fotos das marchas??

Fábio Guimarães disse...

olá boa noite.
Faço parte de uma Associação Desportiva e Cultural e gostava de ver mais fotos das marchas de 2008 pois não consegui ver muito bem.
Parabéns pelo blog e se puder enviar fotos por mail o meu é o seguinte: fabio_s_guima@hotmail.com.
Obrigado pela atenção

Fábio disse...

ola boa noite.
Faço parte de uma Associação Desportiva e Cultural e gostava de ver as fotos das marchas deste ano porque não consegui ver.
Se possivel envie para o meu mail: fabio_s_guima@hotmail.com
Obrigado pela atenção

Fábio Guimarães

Anónimo disse...

Olá eu não concordo com a parte que tu disseste do beira-mar. 1º a coreografia não estava repetitiva, so estava repetitiva pra ti qe nao deves ter olhos na cara. 2º aquilo da flor estava bem feito porque caso contrario a nossa coreografa nao a aprovava.
eu acho que a caparica não merecia o premio dos trajes nem dos arcos porque aqueles arcos são de fábrica e as cores dos trajes não combinam. A coreografia estava muito ao molho. não mereciam o 2º lugar.

Daniel lopes

CarLitA disse...

Caro Guetas,
Mandarei com todo o gosto as fotos, agradecia era que enviasse o seu email para o poder fazer. Também marchei no figueirinhas e ganhei bons amigos, da corvina conheço algumas pessoas, as quais também guardo com muito carinho. Boa sorte para este ano!

Caro Fábio,
Entrarei em contacto consigo e enviarei as fotos que gostaria de adquirir.

Caro Daniel,
Cada um tem a sua opinião, se não gosta da minha problema o seu, agora eu não lhe admito que seja indelicado como está a sê-lo ao responder dessa forma. A minha opinião ficou formada e eu não a vou mudar só porque uma pessoa armada em campeão chegou aqui só para defender uma marcha que esteve realmente muito bem mas que teve as suas imperfeições tais como todas as outras, tal como referi no meu Post. Tenho pena que não consiga aceitar criticas que são construtivas, nada mais.

Com os meus cumprimentos a todos,

Carla Dias

Anónimo disse...

guetas:o meu e-mail é guetas_scp@hotmail.com..
gostaria de fazer um reparo...aqui todos tem as suas opinioes e como tal temos que a respeitar..acho que houve marchas mais injustixadas que o beira mar e k rica e ninguem fala..mas mesmo acho que todos tiveram de parabens ate pk foi um ano de muitas marchas mostrarem que tambem tem valor(o que para mim tem todos mesmo que ganhem ou percam)fico a espera das fotos.obrigada e boa sorte para este ano..

Antonio disse...

percebo pouco de marchas mas que o beira mar perdeu uma exelente marchante é garantido forca joana oliveira és o sinbolo vivo do pragal

Hélia disse...

Olá, eu sou marchanteda Marchaa Corvina!só agoravim ver este comentario á nossa Marcha.
Agradeço pelo que disse...Tambeachamos injusto a nosa classificaçõ mas não somos nós que escolhemos.
beijos

Anónimo disse...

Gostaria que a administradora deste blogger tambem comenta-se tal como em 2008 as marchas de 2009.
Pensando que, não ficou desiludida com 2009, aguardo o seu comentário.
Boa tarde.